top of page

EXPEDIÇÃO: AMAZÔNIA, 2016

Entre 5 de outubro e 7 de novembro de 2016, juntamente com Bernhard Huber (ZFMK, Alemanha), realizei uma longa viagem de coleta pela Amazônia. Esta viagem foi parte da minha pesquisa de doutorado. Buscamos encontrar e coletar o máximo de indivíduos de Pholcidae, pelas 17 localidades por onde passamos, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

 

Talvez esta tenha sido a viagem com a logística mais difícil pela qual já passei, pois foram muitos voos e carros alugados, em diversas cidades. Organizar tudo envolveu algumas semanas de organização.

 

Ao final, centenas de aracnídeos coletados e dezenas de novas espécies de Pholcidae, incluindo os primeiros registros de Pholcidae dos gêneros Aymaria e Micropholcus para a Amazônia brasileira.

 

Gostaria de agradecer a Bernhard Huber pela companhia e os muitos ensinamentos ao longo desta viagem, a todos os gestores das unidades de conservação visitadas e ao Exército Brasileiro pelo apoio logístico e autorização para desenvolver atividades de pesquisa em suas bases em Marabá (Pará) e Tabatinga (Amazonas); além do financiamento das atividades pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 407288/2013-9).

Abaixo há algumas fotos desta viagem. Recomendo também conferiro álbum "Amazônia", em minha página do Flickr.

Araneae, Pholcidae, Micropholcus sp.

Araneae, Araneidae, Aspidolasius branickii

Área de cerrado, próximo a Canutama, Amazonas

Lagoa na FLONA Tapajós, Belterra, Pará

Base na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Manaus, Amazonas

Diptera, Stratiomyidae, Cyphomyia sp.

Araneae, Pholcidae, Aymaria  sp.

Araneae, Araneidae, Micrathena pungens

Porto no Rio Negro, na cidade de Manaus, Amazonas

Extração de madeira na FLONA Jamari, Itapoã do Oeste, Rondônia

Iguania, Leiosauridae, Enyalius leechii

Hymenoptera, Formicidae, Myrmicinae, Dacetini, Daceton armigerum

bottom of page