EXPEDIÇÃO: AMAZÔNIA, 2016
Entre 5 de outubro e 7 de novembro de 2016, juntamente com Bernhard Huber (ZFMK, Alemanha), realizei uma longa viagem de coleta pela Amazônia. Esta viagem foi parte da minha pesquisa de doutorado. Buscamos encontrar e coletar o máximo de indivíduos de Pholcidae, pelas 17 localidades por onde passamos, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.
Talvez esta tenha sido a viagem com a logística mais difícil pela qual já passei, pois foram muitos voos e carros alugados, em diversas cidades. Organizar tudo envolveu algumas semanas de organização.
Ao final, centenas de aracnídeos coletados e dezenas de novas espécies de Pholcidae, incluindo os primeiros registros de Pholcidae dos gêneros Aymaria e Micropholcus para a Amazônia brasileira.
Gostaria de agradecer a Bernhard Huber pela companhia e os muitos ensinamentos ao longo desta viagem, a todos os gestores das unidades de conservação visitadas e ao Exército Brasileiro pelo apoio logístico e autorização para desenvolver atividades de pesquisa em suas bases em Marabá (Pará) e Tabatinga (Amazonas); além do financiamento das atividades pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 407288/2013-9).
Abaixo há algumas fotos desta viagem. Recomendo também conferiro álbum "Amazônia", em minha página do Flickr.