top of page

PHOLCIDAE NEOTROPICAIS

Na região neotropical, existem cerca de 1000 espécies de Pholcidae, sendo 568 descritas. Estes são dados preliminares, fruto da minha tese de doutorado e de dados ainda não publicados de outros pesquisadores.

 

Veja abaixo algumas imagens de Pholcidae:

Carapoia fowleri Huber, 2000

O mapa acima apresenta a distribuição dos pontos de ocorrência dos Pholcidae na região neotropical, somados registros de espécimes disponíveis nos museus examinados, registros de dados de literatura e ainda os locais onde recententemente foram realizadas coletas direcionadas a amostragem de Pholcidae.

Claramente, ainda há enormes vazios de coleta e certamente o número de espécies aqui apresentado é uma subamostragem da real riqueza em espécies de Pholcidae.

Nesta página, aos poucos irei disponibilizando imagens que permitam o reconhecimento destas espécies. Claro que isto é uma atividade imensa e demorará anos para ser concluída, se é que isto será possível. As imagens terão qualidade suficiente para o reconhecimento destas espécies e não necessariamente serão tão boas quanto imagens utilizada na descrição de espécies novas. Na medida do possível, imagens melhores serão adicionadas à cada prancha.

Nesta primeira versão desta página, apresentarei a lista de espécies e apenas uma breve prancha com fotos. Futuramente, pretendo disponibilizar aqui metadados associados aos registros destas espécies.

As pranchas disponibilizadas seguem este padrão abaixo. 

Note que espécies não descritas são tratadas por códigos alfa-numéricos, e que eles não possuem qualquer validade, de acordo com as normas do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN). Ainda assim, eles são utilizados, pois:

  1.  Eles fornecem um nome informal, mas único para cada morfotipo, mesmo quando a sua posição em um gênero seja incerta;

  2. Permitem a comunicação entre pesquisadores que estejam trabalhando com Pholcidae, no que diz respeito a estas espécies não descritas;

  3. Facilitam o reconhecimento futuro dos morfotipos, antes da sua descrição formal;

  4. Permitem a conexão de dados publicados destas espécies ainda não descritas e seus nomes, assim que descrições formais tornem-se disponíveis.

Além disto, todos os indivíduos de Pholcidae, que sejam examinados e ou fotografados, recebem um número sequencial, com prefixo "PHO". Este número representa um código do presente projeto, facilitando o reconhecimento de lotes específicos, visto que muitas vezes examino espécimes meses antes do seu depósito em coleções zoológicas.

Clique aqui para ver a lista de espécies de Pholcidae da região neotropical.

 

Pholcidae de cavernas do Estado de Minas Gerais

No ano de 2018, iniciou o projeto "Taxonomia integrativa de aranhas cavernícolas brasileiras", financiado pela FAPEMIG (processo DP-00098-18) e Coordenado pelo Prof. Dr. Adalberto José dos Santos (UFMG). No âmbito deste projeto, iniciamos um estudo mais detalhado acerca da fauna de Pholcidae de cavidades naturais subterrâneas no Estado de Minas Gerais. No âmbito deste sub-projeto, objetivamos encontrar e descrever espécies de Pholcidae de cavernas daquele estado e ainda apresentar informações sobre a divergência genética intraespecífica e interespecífica dos organismos encontrados.

Alguns resultados preliminares do presente projeto encontram-se disponíveis aqui nesta página, com imagens diagnósticas de diversas espécies de Mesabolivar (como por exemplo: L17-003, L17-004, L17-068, L17-071, L17-073, L17-077, L17-078, L17-079, L17-080 e L17-085), que encontram-se em descrição no âmbito do presente sub-projeto.

Apoio

A presente iniciativa é suportada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (processo #407288/2013-9) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (processo DP-00098-18).

fapemig.jpg
cnpq-logo-2.png
bottom of page