top of page

EXPEDIÇÃO:  MORRO DO CHAPÉU, 2015

Entre 2 a 6 novembro de 2015, juntamente com Alexandre Vasconcellos (UFPB, Paraíba) e Gindomar Santana (UFPB, Paraíba) realizamos uma expedição de coleta a região de Morro do Chapéu, no extremo oeste da Chapada Diamantina, na Bahia, nordeste do Brasil.

Nosso objetivo principal era amostrar a fauna de cupins e aracnídeos da região, que apresenta longo histórico de falta de amostragem para diversos grupos de artrópodes, em geral. O período de coleta coincidiu com o auge da seca naquela região. Ainda assim, encontramos diversas espécies interessantes, tais como a caranguejeira bromelígena Iridopelma oliveirai, até então conhecida apenas para sua localidade-tipo em Central, na Bahia; e do escorpião Bothriurus delmari. Vimos também gigantescos cupinzeiros de XXXX, com metros de altura.

Este escorpião ainda não encontrava-se descrito na época desta coleta. Ele foi descrito por mim, Andria dos Santos Paula e Antônio Brescovit (Zootaxa, 4258: 238-256, 2017) em homenagem ao Sr. Delmar Alvim. Este senhor foi nosso guia nesta expedição. Ele é teólogo, geógrafo e ambientalista. Faz atividades de educação ambiental para crianças da região', cuida do orquidário municipal e ainda cuida de resgate de plantas da região. Tudo isto, voluntariamente no auge dos seus 86 anos. Me pareceu uma homenagem mais do que justa a quem tanto contribui para a preservação da fauna e da flora locais.

Gostaria de agradecer a sempre muito agradável companhia dos amigos Alexandre e Gindomar e ao financiamento das atividades pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, #457471/2012-3).

Abaixo há algumas fotos desta viagem. Recomendo também conferir o álbum "Morro do Chapéu", em minha página do Flickr.

Eu, Alexandre Vasconcellos, Delmar Alvim, Gindomar Santana.

Caatinga em Morro do Chapéu, Bahia.

Araneae, Theraphosidae, Iridopelma oliveirai.

Portulacaceae.

Ninho gigante do cupim, Syntermes dirus.

Caatinga em Morro do Chapéu, Bahia.

Scorpiones, Bothriuridae, Bothriurus delmari.

Bromeliaceae, Aechmea potentissima, detalhe da inflorescência.

bottom of page