EXPEDIÇÃO: MORRO DO CHAPÉU, 2015
Entre 2 a 6 novembro de 2015, juntamente com Alexandre Vasconcellos (UFPB, Paraíba) e Gindomar Santana (UFPB, Paraíba) realizamos uma expedição de coleta a região de Morro do Chapéu, no extremo oeste da Chapada Diamantina, na Bahia, nordeste do Brasil.
Nosso objetivo principal era amostrar a fauna de cupins e aracnídeos da região, que apresenta longo histórico de falta de amostragem para diversos grupos de artrópodes, em geral. O período de coleta coincidiu com o auge da seca naquela região. Ainda assim, encontramos diversas espécies interessantes, tais como a caranguejeira bromelígena Iridopelma oliveirai, até então conhecida apenas para sua localidade-tipo em Central, na Bahia; e do escorpião Bothriurus delmari. Vimos também gigantescos cupinzeiros de XXXX, com metros de altura.
Este escorpião ainda não encontrava-se descrito na época desta coleta. Ele foi descrito por mim, Andria dos Santos Paula e Antônio Brescovit (Zootaxa, 4258: 238-256, 2017) em homenagem ao Sr. Delmar Alvim. Este senhor foi nosso guia nesta expedição. Ele é teólogo, geógrafo e ambientalista. Faz atividades de educação ambiental para crianças da região', cuida do orquidário municipal e ainda cuida de resgate de plantas da região. Tudo isto, voluntariamente no auge dos seus 86 anos. Me pareceu uma homenagem mais do que justa a quem tanto contribui para a preservação da fauna e da flora locais.
Gostaria de agradecer a sempre muito agradável companhia dos amigos Alexandre e Gindomar e ao financiamento das atividades pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, #457471/2012-3).
Abaixo há algumas fotos desta viagem. Recomendo também conferir o álbum "Morro do Chapéu", em minha página do Flickr.